Traduza

Custom Search

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Receitas que já testei e...

Bom dia Pessoal....

Claro que gosto de inventar receitas... no mês passado, aliás, inventei uma que ainda vou fazer outra receita para "acertar" o ponto...

Só, que hoje, não é para falar de "invencionices" - como lá no grupo perguntaram como faço minhas saladas, resolvi ir à caça de algumas receitas, que na verdade nem usamos "receitas" pois já fazem parte de nosso hábito e fazemos "a olho" - isso tem o nome bonito de "empiricamente"...


Empírico ou não, há pessoas na internet muito generosas que tem a paciência de calcular os ingredientes que usam nessas "receitas cotidianas" e compartilham conosco - hoje vou postá-las aqui, com a resposta que dei sobre o exagero de saladas que fiz no sábado....

Bom dia FLYMiga L...!!

Tenho receio de contar como faço as saladas, pois sei que tem gente que não gosta de saladas cozidas, ou só no vapor, ou raladas... bem, eu me acostumei a algumas saladas da minha mãe e da minha avó, feitas à moda antiga e gosto muito...

No sábado eu tinha em mãos: beterraba, chuchu, berinjelas, batatas, brócolis...

Peguei todas, limpei e cada uma coloquei em uma vasilha separada para cozinhar com água e sal à gosto (uso o tempero verde que minha sogra faz com cheiro verde e sal).

Lembro que cada um dos itens acima tem um tempo de cozimento.

A batata (se for na pressão, de 5 a 7 minutos) e beterraba (na pressão, por uns 10 minutos) cozinhei com cascas, depois de cozidas ficam mais fácil de descascar e desperdiçam menos.

O chuchu descasquei com descascador de legumes

As berinjelas fiz com casaca, duas receitas diferentes...

Brócolis - cozinho folhas, caule e flores, descasco o caule (depois de cozido) e aproveito tudo.

Depois de cozidos o chuchu, beterrabas, batatas e berinjelas (essas fiz 3 de uma forma e 3 de forno) - tempere à gosto, cada uma em uma vasilha separada.

- As batatas temperei com maionese e tempero verde (cuidado com o sal) - coloquei para gelar e consumi no mesmo dia - com frango assado, famosa "batatonese" - http://www.tudogostoso.com.br/receita/16681-batatonese.html (fiz sem os ovos)

- As 3 primeiras berinjelas, chuchu e brócolis - temperei com azeite, vinagre, tempero verde da sogra (tudo moderado, pois vai ficar na geladeira "curtindo") e o ingrediente principal: + alho bem esmagadinho - lembre-se - cada vegetal em um vasilhame separado. http://receitastestadaspormim.blogspot.com.br/2013/03/tempero-caseiro.html

- Finalmente a última receita, mais trabalhosa, e muito rica de sabores - Berinjela de Forno...

Acrescento a essa receita: uvas passas, ameixas, azeitonas - evita-se colocar muito azeite, salpico um pouco de vinagre e ao invés de temperos prontos, novamente o tempero da minha sogra!

Todas essas saladas foram para a geladeira, hoje por exemplo, meu cardápio é frango assado, arroz e feijão (sempre), berinjela de forno, salada de tomate... o almoço vai demorar, mas que vai ser bom, isso vai!!!!

Bjins e desculpa os detalhes, mas é que é muito bom compartilhar boas experiências!!!

FlyRobrasileira
FLYBaby há 9 anos!!!
Organização e Otimização do Seu Tempo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página